Estudos da Running USA revelam o comportamento dos corredores nas maratonas e meias maratonas nos Estados Unidos

Quer saber mais sobre o comportamento dos corredores dos Estados Unidos em maratonas e meias maratonas no ano de 2016? Então confira alguns dados que estudos da organização norte-americana Running USA revelaram no final do mês de junho.

Presença na linha de chegada

Pelo segundo ano consecutivo diminuiu o total de pessoas que alcançaram a linha de chegada em maratonas no país. O público Master – aquelas pessoas que têm acima de 40 anos de idade – no entanto, foi quem se destacou no levantamento. Eles representam cerca de metade dos atletas que completaram as provas de 42,195km.  

Homens e mulheres

No que se refere às meias maratonas – ou seja, um percurso de 21km – as mulheres foram maioria entre os atletas que conseguiram completar a atividade. A escala é de três mulheres para cada dois homens. A proporção é a mesma de 2015.

Já nas maratonas, quem marca maior presença na linha de chegada são os homens – totalizando um percentual de 56% do total.

Quanto ao tempo de chegada

Tanto em maratonas quanto em meias maratonas, o tempo até a linha de chegada, nas provas realizadas nos Estados Unidos pelos atletas, foi maior que nos anos anteriores a 2016 –  ou seja, ano passado, os competidores foram mais lentos que em outros anos.

A média em maratonas para os homens foi de 4h22min e em meias maratonas, 2h05min. Já para as mulheres, a média em maratonas foi de 4h48min e em meias maratonas, 2h24min.

Maratonas

A Maratona é, tradicionalmente, a corrida mais longa do atletismo – trata-se de 42,195km a serem percorridos. É preciso muito esforço, foco, e resistência, já que o desgaste físico e as dificuldades não são pequenas.

A competição é disputada desde os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna, em 1896. O percurso, no entanto, era menor – de 40 km. Os 2,195km foram acrescentados em 1908, quando os Jogos Olímpicos foram sediados na Inglaterra, para que a família Real pudesse assistir a largada da prova sem precisar sair do Palácio de Windsor.

Existem, atualmente, várias provas de Maratona espalhadas pelo mundo, a mais antiga, porém, acontece desde o ano de 1897, no Dia do Patriota, em Boston, nos Estados Unidos. Já no Brasil, as principais corridas acontecem em São Paulo – a São Silvestre é a mais conhecida e ocorre, habitualmente, no dia 31 de dezembro –  Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.